KWS anuncia a intenção de vender seu negócio de milho na América do Sul para a líder do mercado mundial de soja GDM.

Einbeck, 26 de março de 2024

A KWS anunciou a intenção de vender seu negócio de milho na América do Sul para a líder do mercado mundial de soja GDM. As duas empresas assinaram um acordo vinculativo ontem, dia 25 de março de 2024, ainda sujeito ao cumprimento de condições precedentes habituais a transações similares, incluindo a aprovação final pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Comissão Nacional de Defesa da Concorrência (CNDC) na Argentina.

Com esse passo, a KWS segue seus objetivos estratégicos de independência e diversidade de culturas. A transação inclui todas as atividades de cultivo e venda de milho na América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), bem como todos os locais de produção de milho na Argentina e no Brasil. As atividades locais de sorgo também estão incluídas.

Crescimento lucrativo a longo prazo e tomada de decisões independente são os pré-requisitos para o nosso sucesso corporativo. Com base nisso, definimos um foco estratégico claro para apoiar as necessidades futuras da agricultura e as nossas ambições sustentáveis. Isso inclui viabilizar uma diversificação contínua do nosso portfólio de culturas, o desenvolvimento de uma forte presença no mercado global de vegetais e o fornecimento para uma demanda crescente de alimentos à base de plantas”, explica Nicolás Wielandt, membro da Diretoria Executiva responsável pelas atividades de milho.

Na América do Sul, estabelecemos uma posição forte no mercado de milho que é motivo de grande orgulho para nós. Com uma participação de mercado de 10% no Brasil como o maior mercado de milho da região, conquistamos uma posição entre os principais players em termos
de vendas, em apenas doze anos”, prossegue Wielandt. “No entanto, para implementar nossas metas estratégicas – principalmente relacionadas ao mercado de vegetais e alimentos à base de plantas – com força e foco totais, decidimos que este momento de maturidade dos negócios é a hora certa para deixar a área de sementes de milho na América do Sul.

A transação amplia a flexibilidade da KWS no sentido de perseguir nossas metas de independência e lucratividade a longo prazo em todo o grupo.” Os negócios serão assumidos pela GDM, empresa sediada na Argentina e uma das principais fornecedoras de genética vegetal com operações em todo o mundo.

A união da vasta experiência em melhoramento vegetal e liderança em milho da KWS, juntamente com a expertise da GDM em genética vegetal, somada ao nosso foco em soja e trigo, promove uma sinergia poderosa que fortalece nossa posição no mercado e impulsiona o contínuo progresso de nossa empresa”, diz Ignacio Bartolomé, CEO e representante da família da GDM. “Manteremos nossa parceria estreita com toda a cadeia agrícola, garantindo a entrega contínua dos mais recentes avanços em tecnologia de genética vegetal, mantendo o produtor como nosso principal foco e o rendimento como nosso objetivo central”, acrescenta Bartolomé.

Todas as atividades de vegetais e beterraba e os programas de cultivo contra-sazonal para o portfólio europeu de milho e beterraba no Brasil, no Chile e no Peru permanecerão com a KWS. Os negócios europeus de milho não serão afetados pela transação. A KWS tem forte compromisso com a relevância da posição da empresa nessa unidade de negócios europeia, incluindo a liderança no mercado de milho para silagem. Com relação aos negócios de milho na América do Norte, a KWS está examinando várias opções estratégicas.

A transação gerará receita da venda na faixa média de três dígitos de milhões de euros. Ela está sujeita a determinadas condições de fechamento e à aprovação regulatória das autoridades pertinentes. A transação deverá ser concluída no segundo trimestre de 2024 e terá um impacto significativamente positivo nas principais cifras financeiras da KWS.

Sobre a GDM

A GDM é um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos de propriedade intelectual em genética vegetal para culturas de campo. A empresa está na vanguarda ao agregar tecnologias e talentos, promovendo a inovação, associatividade e o desenvolvimento de novos negócios que impactam o núcleo e a cadeia de valor agroindustrial. Presente no Brasil há 20 anos e na Argentina há 42 anos, ela opera em 15 países, com um total de 1,8 mil funcionários.

Mais informações: www.gdmseeds.com

Sobre a KWS

A KWS é uma das principais empresas de melhoramento vegetal do mundo. Mais de 5 mil colaboradores* em mais de 70 países geraram vendas líquidas de cerca de US$ 1,94 bilhão no ano fiscal de 2022/2023. Uma empresa com tradição de propriedade familiar, a KWS opera de forma independente há 165 anos. Seu foco é o melhoramento vegetal e a produção e venda de sementes de milho, beterraba, cereais, vegetais, colza e girassol. A KWS usa métodos de melhoramento vegetal de ponta para melhorar continuamente a produção para os agricultores e a resistência das plantas a doenças, pragas e estresse abiótico. Para isso, a empresa investiu mais de US$ 320 milhões em pesquisa e desenvolvimento no último ano fiscal.
*excl. mão de obra sazonal

Mais informações: www.kws.com

Siga-nos no X (Twitter) em https://twitter.com/KWS_Group.

Contato com a KWS:
Peter Vogt