KWS conclui com sucesso o ano fiscal de 2022/2023 e excede sua orientação de vendas e lucros – Crescimento adicional previsto

São Paulo, 27 de setembro 2023

• As vendas líquidas aumentam 18% para €1,82 (1,54) bilhões impulsionadas pelo crescimento orgânico
  • Melhora significativa nos principais indicadores de lucro operacional: EBITDA: +26% para €318,2 (252,5) milhões, EBIT: +44% para €222,8 (155,4) milhões; lucro por ação: +18% para €3,85 (3,27)
  • Fluxo de caixa livre aumenta para €44,5 (9,5) milhões
  • Dividendo* aumentado para €0,90 (0,80) por ação

*Dividendo proposto

"Concluímos o ano fiscal 2022/2023 com muito sucesso, com crescimento de dois dígitos nas vendas líquidas e nos lucros. Crescemos de forma dinâmica em todos os lugares em um ambiente desafiador e melhoramos claramente nossa lucratividade", disse Eva Kienle, Diretora Financeira da KWS. "A transformação necessária em direção à agricultura mais sustentável nos oferece grandes oportunidades para o futuro. Com nossas variedades de alto desempenho e baixo consumo de insumos, contribuímos concretamente para a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, exploramos mais potencial de crescimento para a KWS no médio e longo prazo."

Desempenho comercial em 2022/2023

As vendas líquidas do Grupo KWS no ano fiscal 2022/2023 aumentaram significativamente 18% para €1.819,8 (1.539,9) milhões. Os efeitos das taxas de câmbio tiveram apenas um leve impacto de -1,1% nesse valor. Todos os segmentos de produtos contribuíram para o crescimento vigoroso nas vendas líquidas. O lucro operacional (EBIT) aumentou significativamente 44% para €222,8 (155,1) milhões, enquanto a margem EBIT também melhorou consideravelmente, atingindo 12,2% (10,1%), ficando assim acima das orientações da KWS (de 11% a 12%). O lucro por ação aumentou 18% para €3,85 (3,27). O fluxo de caixa livre melhorou para €44,5 (9,5) milhões.

Visão geral dos principais números

Em milhões de Euros 2022/2023 2021/2022 +/-
Vendas líquidas 1,819.8 1,539.9 18.2 %
EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 318.2 252.5 26.1 %
EBIT (lucro antes de juros em impostos) 222.8 155.4 43.6 %
Receita e despesas financeiras líquidas -47.1 -16.9 -
Lucro antes dos impostos 175.7 138.1 27.2 %
Impostos sobre o rendimento 48.7 30.4 60.3 %
Lucro após impostos 127.0 107.8 17.8 %
Lucro por ação (em €) 3.85 3.27 17.8 %

Desenvolvimento de negócios por segmento

As vendas líquidas no Segmento de Milho aumentaram significativamente 11,9% para €1.046,8 (935,4) milhões, principalmente devido aos preços de venda mais altos nos mercados principais do Brasil e da Europa. No entanto, o lucro do segmento caiu para €45,8 (57,2) milhões. Isso foi atribuído às contribuições negativas para os ganhos de joint ventures (empreendimentos conjuntos) na América do Norte e na China, enquanto os lucros aumentaram na Europa e no Brasil. A margem EBIT do segmento caiu de 6,1% para 4,4% em consequência disso.

As vendas líquidas no Segmento de Beterraba Açucareira aumentaram significativamente 21,7% para €716,3 (588,4) milhões. A forte expansão dos negócios se deve ao sucesso de mercado das variedades inovadoras da KWS (CONVISO® SMART e CR+). O lucro do segmento foi de €253,4 (195,0) milhões, graças à tendência positiva das vendas líquidas, e também ficou significativamente acima do valor do ano anterior. A margem EBIT do Segmento de Beterraba Açucareira melhorou para 35,4% (33,1%).

As vendas líquidas no Segmento de Cereais aumentaram 19,1% para €257,8 (216,4) milhões, principalmente devido ao crescimento vigoroso nas sementes de colza, trigo e centeio. O lucro do segmento aumentou consideravelmente para €40,1 (29,5) milhões, devido ao grande crescimento nas vendas líquidas e a uma composição de produtos mais vantajosa, enquanto a margem EBIT melhorou para 15,6% (13,6%).

As vendas líquidas no Segmento de Vegetais aumentaram 21,5% para €66,0 (54,3) milhões. O crescimento se deve principalmente ao aumento nos negócios de sementes de espinafre e feijão. O lucro do segmento melhorou para € -11,8 (–18,5) milhões como resultado do bom andamento dos negócios e de efeitos menores da alocação de preço de compra como parte das aquisições da empresa. O lucro do segmento considera despesas significativas planejadas de P&D para o estabelecimento de programas de criação de novas variedades de vegetais.

As vendas líquidas no Segmento Corporativo totalizaram €8,3 (8,3) milhões. Elas são geradas principalmente pelas fazendas da KWS. Como todos os custos intersegmentos para as funções centrais do Grupo KWS e despesas de pesquisa que não podem ser alocadas aos segmentos são atribuídos ao Segmento Corporativo, seu lucro geralmente é negativo. O lucro do segmento diminuiu acentuadamente para € -115,3 (–97,7) milhões devido a maiores despesas com pesquisa e administração.

Previsões para o ano fiscal 2023/2024

O Grupo KWS espera aumentar suas vendas líquidas em 3% a 5% (em uma base comparável, excluindo efeitos cambiais e de portfólio) e alcançar uma margem EBIT entre 11% e 13%. A intensidade de P&D deve estar na faixa de 18% a 19%.

Apropriação planejada de lucros: Aumento do dividendo para €0,90 (0,80) por ação

Diante do desempenho positivo da empresa, os Conselhos Executivo e de Supervisão proporão um dividendo de €0,90 (0,80) por ação para o ano fiscal 2022/2023 na Assembleia Geral de Acionistas em 13 de dezembro de 2023. €29,7 (26,4) milhões seriam assim distribuídos aos acionistas da KWS SAAT SE & Co. KGaA. Isso corresponderia a uma taxa de distribuição de dividendos de 23,4% (24,5%), mais uma vez em linha com a política da KWS Group de pagar um dividendo de 20% a 25% de seu lucro líquido.

Contratos com membros do Conselho Executivo Eva Kienle (CFO) e Peter Hofmann prorrogados

O Conselho de Supervisão do sócio com responsabilidade pessoal (KWS SE) prorrogou a longo prazo o contrato com a Diretora Financeira Eva Kienle (56) até junho de 2029. O contrato de Peter Hofmann (63) foi prorrogado por 15 meses. Ambos os contratos estavam previstos para terminar em 30 de junho de 2024. "Com a prorrogação do contrato de Eva Kienle, o Conselho de Supervisão reafirma seu alto nível de satisfação com a Diretora Financeira e conta com a continuidade no Conselho Executivo para apoiar com sucesso a transformação da KWS que foi iniciada. Em particular, para promover ainda mais o desenvolvimento do negócio de vegetais, pedimos a Peter Hofmann que estendesse seu contrato até setembro de 2025", afirmou Philip von dem Bussche, Presidente do Conselho de Supervisão. "Esperamos continuar nossa cooperação bem-sucedida em benefício da KWS."

Eva Kienle é membro do Conselho Executivo desde 2013 e é responsável por Finanças e Compras, Controle, Centro Global de Transações, Serviços Jurídicos e de Propriedade Intelectual, Tecnologia da Informação, Governança, Conformidade e Gerenciamento de Riscos e pelo KWS Digital Innovation Accelerator. Peter Hofmann foi nomeado para o Conselho Executivo em 2014 e é responsável pelos segmentos de Beterraba Açucareira, Vegetais, Cereais, Colza, Culturas Especiais e Sementes Orgânicas, bem como pelo Marketing e Comunicações Globais.

O Relatório Anual 2022/2023 está disponível para download em Relações com Investidores - Corporativo - KWS SAAT SE & Co. KGaA.

Sobre a KWS

A KWS é uma das principais empresas de melhoramento de plantas do mundo. Mais de 5.000 funcionários* em mais de 70 países geraram vendas líquidas de cerca de €1,8 bilhão no ano fiscal 2022/2023. Uma empresa com tradição de propriedade familiar, a KWS opera de forma independente há mais de 165 anos. Ela se concentra no melhoramento de plantas e na produção e venda de sementes de milho, beterraba açucareira, cereais, vegetais, colza, e girassóis. A KWS utiliza métodos de melhoramento de plantas de ponta para melhorar continuamente o rendimento para os agricultores e a resistência das plantas a doenças, pragas e estresse abiótico. Para isso, a empresa investiu mais de €300 milhões no último ano fiscal em pesquisa e desenvolvimento.